sábado, 16 de junho de 2012

A velha historias de tatuagem ...

Analisando o que sou, muitos dizem que sou um cara um tanto contraditório: Sou pastor, mas não tenho, à primeira vista, "cara de pastor", pois se espera ver alguém com uma idade avançada, gordo ou com uma "barriguinha" saliente (sem querer ser, com isso, ofensivo aos meus colegas, já que isso é uma impressão geral), e alguém sempre vestido com terno, e que não correspondo a nenhuma dessas características.

Além disso, tenho uma banda de Metalcore chamada Mensageiro, o que aumenta um pouco o abismo entre o que sou e o esteriótipo criado na mente das pessoas...
Não é raro ouvir a seguinte frase: "... Você é pastor e tem uma banda de Metal... Hum...", seguida daquela clássica expressão de análise enquanto os olhos percorrem cada detalhe de cima a baixo.

Até aí tudo bem, de certo modo, pois se acostuma com isso. Mas aí chegamos no ponto principal desse artigo: as tatuagens!

Tenho quatro e, ao contrário do que as pessoas pensam, fiz todas depois de convertido e, além disso, estas geram algumas situações de vez em quando.

Mas aí quero discorrer sobre o dilema em que entrei, pois como já mencionei em outro artigo, me converti há cerca de 15 anos, através de uma banda muito conhecida, chamada Bride, e não é novidade que o vocalista, Dale Thompson, tem tatuagens nas pernas e, é lógico, percebi isso.

A pergunta que me fazia era: Como alguém tatuado me levou a conhecer a Jesus, pois dizem que isso é pecado?
As peças não se encaixavam...



Desde então tenho buscado o máximo de informações sobre o assunto, pois preste atenção, não quero fazer apologia às tatuagens, mas quero esclarecer interpretações errôneas da Palavra!

Todos já ouviram em algum momento na vida que "tatuagem é pecado" e pronto, sem explicações mais profundas, sem fundamentações, apenas a afirmação vaga e seca!


Muitos não sabem nem de onde sai algo que possa embasar tal afirmação, mas a base mal interpretada para isso se encontra em Levítico 19:28, onde encontramos o seguinte texto: “não golpeareis o corpo, nem o marcareis pelos mortos.”

Então vamos analisar por etapas:

1° Ponto:

Para alguém que sabe, no mínimo, interpretar um texto, fica claro que essa passagem faz menção à uma proibição para algo feito aos mortos, então quando tatuo qualquer coisa que não seja relacionado aos mortos, estou dentro dos limites colocados pela passagem. 

O que acontece é que muitas pessoas contextualizam, ou distorcem o texto para que este fique mais conveniente para si, ou seja, se eu não gosto de tatuagens, pegarei somente parte do texto que me convém, ou o "não golpeareis o corpo, nem marcareis" para convencer da minha impressão, deixando de lado o detalhe "mortos", contido ali, que, é claro, muda todo o sentido da frase. É o que eu chamo de tirar o texto do contexto para inventar um pretexto!

Nessa passagem, se for pesquisado a fundo, veremos que Deus proibia não que fossem feitas tatuagens, como são hoje, mas um rito pagão, onde as pessoas se flagelavam pelos mortos.

2° Ponto:

Fica evidente que muitos querem focar, enfatizar algo que não gostam. Isso é algo que a nossa mente faz naturalmente, e temos que cuidar para não sermos levados por isso, pois somos seres sugestionáveis, ou seja, aquilo em que eu acredito, "saltará aos meus olhos", então no meio de todo o capítulo 19 de Levítico, só se reparará na "proibição das tatuagens". No trecho de Levítico 19:19 há algo que ninguém nota, já que todos fazem:"...nem vestirás roupa tecida de materiais diversos."

Alguém aí veste roupas 100% algodão? Acho que não! Mas ninguém liga pra isso... Deveria ligar, já que está dentro do mesmo código de proibições, o capítulo 19!


 

Mais um trecho pra ressaltar isso, contido lá no versículo 27: "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba."

Alguém aí faz a barba? É... Não deveria...


  
Enfim, acho que até aqui deu pra ter uma noção sobre o erro cometido na interpretação deste versículo.

Mas porque essa distorção acontece?

1° Ponto:

Você carrega uma cosmovisão, ou seja, uma carga de informações,concepções que foram passadas de gerações anteriores, (pais, avós...) ou até mesmo percebidas por você ao longo da vida. Então voltando um pouco no tempo, há anos atrás, tatuagens eram coisa de pessoas que vivia à margem da sociedade, se tornando símbolo de rebeldia, depravação e tudo o mais relacionado a isso.

Ainda dentro do tema cosmovisão, podemos ver na Bíblia que Deus sinalizava para seu povo não se misturar às culturas pagãs vizinhas. Porque? Porque acontece algo chamado de sincretismo, ou seja, há a fusão das culturas, gerando uma nova cosmovisão, o que tornaria os atos pecaminosos pagãos, normais entre o povo de Deus. Mas o que isso tem a ver com o nosso assunto?

Essa pergunta nos leva ao...

2° Ponto:

Como é do conhecimento de todos, o Brasil é um país de colonização portuguesa, e quando colonizado, o Brasil teve um enxurrada de tudo o que era a cosmovisão dos portugueses, inclusive a religião, pois os nativos brasileiros foram catequisados. Não quero criar uma guerra entre protestantes e católicos, por favor, mas no ano 787, o Papa Adriano I, alegando que estas eram coisa do demônio, proibiu que se fizessem tatuagens. Logicamente isso foi introduzido em nossa cultura e muitos não sabem de onde nem de quando, mas sabem que as "tatuagens são pecado."

Como falei na introdução deste artigo, não quero fazer apologia às tatuagens, até não recomendo que faça alguma até ter certeza do que se quer fazer, mas quando você faz algo com coerência, que não fuja da Palavra de Deus, fique tranquilo, pois não há na Bíblia nenhuma proibição!
God Bless!

1 comentários:

Hudson Soares disse...

Caro pastor Daniel, boa tarde.
Já pensei muito sobre este tema, pesquisei e tirei dúvidas com pessoas mais entendidas que eu, pois tenho também vontade de fazer uma tatuagem.
No meu caso sou confrontado sempre com os versículos que dizem que "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" (1Co 6:12), e que não devemos ser motivo para escândalos, segundo o que diz em (1Co 8:12-13), sendo que, se vivo em uma sociedade que repudia a tatuagem, não deveria ter uma para não escandalizar.
Qual sua posição a respeito destas afirmações?