quarta-feira, 20 de junho de 2012

Presidente cumpre promessa de campanha doa 90% do salário e anda de fusca

O presidente do Uruguai José Pepe Mujica deveria ser referência para eleições em todos os países do mundo. Ele prometeu na campanha que doaria 90% de seu salário, moraria em sua pequena fazenda e andaria de Fusca. Essa é mais do que uma campanha contra a corrupção política.Do salário de 12.500 dólares mensais vive com apenas 1.250 dólares. O restante é doado para ONGs. 


Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.


Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.
Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos
Sem contas bancarias ou da­vidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.
Mujica tambem oferece residencia oficial para abrigar moradores de rua
O presidente do Uruguai, ofereceu sua residencia oficial para abrigar moradores de rua durante o proximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.
Ele pediu que fosse feito um relatorio listando os edifi­cios publicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, apos os resultados, avalia se ha a necessidade da concessão da sede da presidência. De acordo com a revista semanal Basqueda, Mujica disponibilizou ainda o palacio de Suarez y Reyes, predio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.
No ultimo dia 24 de maio, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residencia presidencial por sugestão de Mujica ao Ministerio de Desenvolvimento Social. Logo apos o convite, contudo, encontraram outro local para se alojar.

O presidente não mora em sua residencia oficial, pois escolheu viver em seu sitio, localizado em uma area de classe media nas redondezas de Montevideu. Nem mesmo seu antecessor, o  Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o palacio durante seu mandato. Ambos representam os dois primeiros governos marcadamente progressistas da historia do Uruguai.

No inverno do ano passado, pelo menos cinco moradores de rua morreram por hipotermia. O fato causou uma crise no governo e acarretou na destituição da ministra de Desenvolvimento Social, Ana Vignoli.
Moradias populares
Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residencia presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turistico do pais, para o banco estatal Republica. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dolares e abrir espaço para escritórios e um espaço cultural.
Vídeo divulgado no Youtube mostra Mujica em seu fusca.

0 comentários: