
Além de passar a ser mais usado do que o Firefox, o Chrome, agora segundo colocado mundial, diminui consideravelmente, a cada ano, a distância que o separa em todo o mundo do líder de mercado dos browsers, o Internet Explorer, da Microsoft.
O Chrome, que tem apenas três anos de vida, dobrou sua participação de mercado nos últimos 12 meses e chegou a 25,7% das preferências mundiais. O Firefox, vice-líder no levantamento da empresa de novembro de 2010, com 31,2%, caiu agora para a terceira colocação, com 25,2%.
O primeiro no mundo continua a ser o IE, com 40,6% de participação. A liderança era, no entanto, bem mais folgada: no levantamento de 2010, ele tinha 48,2% do mercado mundial.
O Safari, da Apple, está em quarto, com 5,9%, e o Opera em quinto, com 1,8% do mercado.
Mas no Brasil, de acordo com os dados da pesquisa da StatCounter, a realidade é ainda mais favorável ao Chrome: por aqui, o browser da Google já é o líder de mercado.
Com a preferência de 39,8% dos usuários, o Chrome assumiu, no mês de novembro de 2011, a primeira colocação do mercado de navegadores de Internet no Brasil.
Ultrapassou o Explorer, que agora tem 34,4%, e o Firefox, com 23,8% do market share no País.
Para se ter idéia do tamanho do pulo do Chrome, em 2009 ele tinha apenas 5% dos usuários brasileiros, contra 60% das preferências do Internet Explorer.
Um salto realmente impressionante.
Outro fato a ser destacar é opera que não faz frente ao chrome e IE mais nos celulares e smartphones e líder absoluto. São 90,4 pessoas utilizando o navegador Opera Mini e 15 milhões utilizando o Opera Mobile a cada mês. Mais de cem milhões de pessoas no mundo inteiro usa o Opera no celular e smartphone.
Para a Opera Software, a tendência é que a internet móvel ultrapasse a do PC em número de usuários ativos.
A empresa vem investindo pesado para manter a liderança no campo dos navegadores para celular, smartphone e outros dispositivos móveis.
Vai ser difícil tirar a liderança do Opera no mercado de navegadores para dispositivos móveis.
0 comentários:
Postar um comentário